24 de nov. de 2010

RESENHA DO FILME AMOR SEM ESCALAS

Ficha Técnica:
Título: Amor Sem Escalas                                                           
 Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman e Sheldon Turner
Elenco: George Clooney, Anna Kendrick, Vera Farmiga
Gênero: Drama, Romance
Ano de Lançamento: 2009
Duração: 109 min.




    O filme retrata a história de um homem, especialista  em demissões coorporativas, contratado pelas grandes corporações para desligar o pessoal e também mostrar a eles , como uma forma de consolo, que o mundo não acabou e existem grandes opções para melhorar o futuro. Para obter resultados é necessário o envolvimento de todos os colaboradores e, para isto, adotar uma filosofia de trabalho e um conjunto de práticas consistentes de planejamento, recrutamento e seleção pessoal é o primeiro passo a ser dado.
   No filme podemos perceber claramente a importância de se praticar bem a comunicação, tendo como resultado a mudança no comportamento dos funcionários. Como no exemplo, onde os funcionários demitidos assistiam a palestras. Nestas, Ryan Bingham dá a entender que a demissão pode ser algo positivo.Vale nesse momento abrirmos um parêntese.Podemos usar a comunicação de uma maneira, onde se possa demonstra o lado positivo,mesmo em situações difíceis como esta.
   Com uma boa Comunicação, ele consegue mudar o comportamento dos demitidos, fazendo com que o desespero natural, fosse substituído por um sentimento de otimismo. Assim percebemos que para a Organização é importante uma boa gestão da comunicação, pois através dela os gestores conseguem condicionar o comportamento dos funcionários, tanto na execução de suas tarefas, como também (no caso do filme) em situações de demissão.
   Portanto num contexto mais global, as empresas têm que se preocuparem mais com a maneira de se passar os objetivos da Organização e as regras as quais os funcionários terão que seguir e também com forma a qual cada um enxerga aquilo que está sendo passado.Pois para que a comunicação tenha como resultado a mudança no comportamento é necessário levar em consideração os receptores destas mensagens.Outro fato importante é a presença da cultura Organizacional da empresa em alguns momentos ,procurando sempre manter a mesma maneira como faz seus negócios e trata seus clientes e colaboradores, se vestem de maneira parecida e utilizam a mesma forma de falar.Buscam funcionários que se comprometam a manter o perfil que já existe.
   Quando Natalie é contratada tenta mudar a cultura da empresa, deixar os funcionários em terra e utilizar a videoconferência. Porém, Ryan já criou o hábito de viajar e se sente em casa dentro de um avião.
   Ele prefere manter os valores que a empresa já tem, achando que dando a notícia pessoalmente diminui o impacto negativo e entrega ‘’pacotes’’, que seria um roteiro com dicas e recursos para sua recolocação no mercado, vendendo assim a imagem que a empresa demite mais se preocupa com o demitido. Apesar de Natalie entrar em conflito com Ryan num primeiro momento, eles terão que conviver por um tempo para que ele ensine a cultura da empresa para ela.
   Fazendo um paralelo com mudanças organizacionais, podemos perceber que na verdade, as mudanças no processo de gestão de pessoas fazem o ato de demitir, uma disciplina que requer constante aprimoramento, necessariamente de muito aprendizado, aonde os indivíduos não se adaptam ao processo de mudança que ocorre na empresa, e precisam saber que esse andamento é um ciclo do trabalho, pois devemos está aberto ás mudanças no ambiente de trabalho,pois ajudam no crescimento profissional e faz você rever algo de positivo ou negativo que te fazia mal naquele momento na empresa e com isso ajudou no seu desempenho organizacional.
   Em relação a liderança, nota-se que o ator principal, Ryan Bingham, não possuía característica de um líder autocrático, pois esse tipo de líder empunhe sua vontade,dá ordem, centralizando todas as decisões em uma só pessoa, o líder, ao contrário de seu superior que delega e acompanha de perto como a atividade está sendo desenvolvida pelo seu funcionário, e também pode vim a ser semelhante com um chefe.

7 comentários:

  1. Muito interessante a análise do grupo. É engraçado como um filme que pra muitos parece apenas um romance que não dá certo, mas que no fundo guarda informações bastante úteis. É aí que está a importância do conhecimento. Nos fazer enxergar uma determinada situação por diferentes prismas.

    ResponderExcluir
  2. É POR ESSE E OUTROS MOTIVOS QUE O CONHECIMENTO É O MELHOR BEM QUE O SER HUMANO PODE TER. POIS ALÉM DE SER MUITO VALIOSO, NINGUÉM PODE NOS TIRAR. OBRIGADO POR SEU COMENTÁRIO E POR FAVOR CONTINUE NOS AJUDANDO A ENRIQUECER NOSSO BLOG, SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.

    ResponderExcluir
  3. Como foi que vocês conseguiram encontrar tanta coisa nesse filme. rsrsrs, brincadeira. Legal a análise, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Feliz 2011 para todos nossos acessantes. Que esse seja o ano marcado para as realizações de todos os nossos sonhos. Para que a partir daí possam surgir outros. Que seja um ano repleto de paz, amor, prosperidade, alegria, sucesso, e muitos desafios para todos nós, pois só através deles podemos cresecer.
    FELIZ ANO NOVO!!!

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é muito interessante, a professora passou ele na sala de aula da faculdade e todos gostaram, pois ele aborda algo muito importante que devemos ter e valorizar: O CONHECIMENTO

    ResponderExcluir
  6. Este filme e muito triste Pq manda muitas pessoas embora do seu serviço que tem mais de 10 anos na empresa

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante, este filme foi parte de uma atividade do meu curso técnico em administração. É impressionante, se não fosse esta atividade, pra mim não passava de um romance e pessoas que não se importaram de se qualificar pra demorar um pouco no seu emprego.

    ResponderExcluir