7 de nov. de 2010

ENTREVISTA COM PROFISSIONAL CONTÁBIL

Veja agora em primeira mão a entrevista com dois profissionais contábeis que atuam na área e se disponibilizaram para serem entrevistados pelo grupo Neoncontábil e passaram um pouquinho da experiência vivida, e comentaram muito bem as questões abordadas.

TEMA: OPORTUNIDADES PARA O PROFISSIONAL CONTÁBIL EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS.

1º PROFISSIONAL:

Sérgio Abegg, graduado e pós - graduado em ciências contábeis.

QUESTÕES

01 – Quais os critérios te levaram a optar por esta carreira?Há quanto tempo atua na área?

Atuo a 29 anos na área. Os critérios foram: Oportunidades profissionais evidentes, bom mercado de trabalho e afinidade com a matéria

02 – Além dos conhecimentos essenciais contábeis, o que você acha que o profissional contábil deve saber acerca do conhecimento humanístico?

O profissional contábil tem de ter visão global da sociedade em que a sua empresa está inserida, visando o sucesso da mesma com a conseqüente atuação social na geração de empregos e contribuição no sucesso da economia local e mundial, fatores fundamentais para a melhoria das condições de vida das pessoas.

03 - O que diferencia os profissionais de carreira pública em relação à privada, na questão sobre a necessidade de especialização?Há uma exigência maior em algum setor?Até onde a competitividade interfere nessa exigência?

Certamente a especialização é muito mais exigida na área privada, onde se requer cada vez mais informações rápidas para a gestão e tomada de decisões. Infelizmente na área pública ainda permanecem situações de comodidade, com empilhamento de pessoas para atender as necessidades que poderiam ser melhor supridas com maior especialização dos profissionais. A competitividade na área privada é maior sempre, o que também força a maior especialização.

04 – Para você, o que o futuro reserva à profissão contábil?

Cada vez mais promissora para profissionais que realmente se empenharem em serem bons na nossa profissão, pois a demanda de informações gerenciais é cada vez maior.



2º PROFISSIONAL:

Magnólia de Jesus
Bacharel em ciências contábeis, e atua em escritórios.

QUESTÕES

01 – Quais os critérios te levaram a optar por esta carreira?Há quanto tempo atua na área?

Como fiz o curso Técnico de Contabilidade em 1978, e comecei a trabalhar a partir de 1979 na área de pessoal, ou seja, hoje de RH, fazendo admissão, demissão e folha de pagamento. Depois passei a fazer lançamentos contábeis, daí em diante me apaixonei pela contabilidade, mais devidos problemas financeiros, não conseguir fazer logo uma Faculdade, depois como o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, já estava com uma sala própria, mas só fazia contabilidade de microempresas. Diante das exigências fui a busca de novos horizontes, sem abrir mão do meu sonho que era tronar-me uma Contadora. Assim com abertura de novas Faculdades ingressei no curso da faculdade da Cidade do Salvador. Hoje ao todo atuo na área a 32 anos de profissão.

02 – Diante da crescente preocupação mundial pelas questões ambientais, até onde o profissional contábil pode ser importante para o meio – ambiente?

Com a especialização, ele pode migrar para esta área promissora no mercado, pois as empresas vão ser obrigadas a adequar suas contabilidades para a questão sócio-ambiental. Mas para isso seria necessário que os órgãos se voltassem para preparar o contador, ou seja, o CRC, fazer palestras e cursos voltados para esta área.

03 – Para você, qual a situação do mercado do brasileiro para quem está ingressando na carreira contábil? Qual dica você daria para quem deseja uma vaga em uma Organização pública ou privada?

Para quem está ingressando, não optar por profissão melhor , pois com o crescimento do mercado , está é uma das melhores profissões a seguir.Sendo que você será obrigado a enfrentar uma concorrência acirrada para concursos públicos ou privados, pois dentro desta área você pode volta-se para contabilidade de gerenciamento,RH,pericia,análise de balanços e outros.

04 – Uma grande mudança que ocorreu na contabilidade nos últimos anos foi a revolução tecnológica. A rapidez e a precisão da informática podem fazer com que diminua as vagas na área contábil?

Não, ela veio como uma ferramenta de auxílio ao contador, para que ele possa dar informações mais precisas e com coerência Isso só veio ser possível através da informática, pois antigamente todas as informações levavam meses e até anos para ser dados, e hoje um balanço pronto e analisado pode ser feito bem mais rápido e com total eficiência.


TUDO QUE ROLOU NA ENTREVISTA COM A CONTADORA MAGNÓLIA DE JESUS


4 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa do grupo em ouvir profissionais que já atuam na área. Esse tipo de conhecimento apesar de ser muito importante, dificilmente estará estampado nos livros. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Robson. Por favor continue conosco,deixando seus comentários, sugestões e participando de nossas enquetes. Sua participação é muito importante.

    ResponderExcluir
  3. Aló Neon, oi eu denovo, sou seu adimirador secreto. Estou mais uma vez passando para elogiar seus trabalhos, meus parabéns e também dar uma opinião. Por quê não colocar o lugar onde esses entrevistados trabalham, faz uma propaganda aí. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. ola me chamo walter sou estudante de ciências contábil , estou precisando de uma ajudar, tenho que fazer uma entrevista por e-mail, com um contador privado, um que seja exclusivo de uma empresa, se tiver alguém ou saber de alguém me chama no e-mail.

    ResponderExcluir