12 de nov. de 2010

RESENHA CRÍTICA - REFLEXIVA DO CAPITULO 03 DO LIVRO DE KANAANE, ROBERTO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES.




     O texto que se segue é uma análise crítica do capítulo 03, intitulado: O trabalho e participação no quadro geral do desenvolvimento organizacional do livro Comportamento Humano nas Organizações - O homem rumo ao século XXI, do autor Roberto Kanaane. Esse livro foi publicado no ano de 1994 pela Editora Atlas na capital do Estado de São Paulo - Brasil. Esta crítica serve como Atividade Programada Orientada da matéria de Psicologia Aplicada do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Castro Alves e teve como Orientadora a Profª Rita Maskell Rapold.
   Com o objetivo de demonstrar a importância de se perceber o ser - humano como um ser de relações sociais, individuais e grupais, as quais influenciam no seu comportamento dentro das organizações e também em sua vida pessoal.
   Para que o indivíduo possa manter um bom comportamento nas organizações é necessário que ele direcione seus valores pessoais, formando assim, diante da sociedade seu caráter individual.  Através de suas relações profissionais e também sociais ele vai adquirindo o seu aprendizado, relacionando e aplicando na organização um pouco daquilo que aprende no seu convívio social e vice e versa.
Conhecendo o comportamento do indivíduo na sua vida pessoal e profissional é possível determinar relações interdependentes entre o homem e seu trabalho.
   O indivíduo, assim como em qualquer área de sua vida, ele precisa de bem estar e na organização isso não é diferente, por isso é necessário que os gestores estejam atentos, para dar um suporte a seus funcionários, para que eles enxerguem uma possibilidade de resposta a seus anseios, assim melhorando o seu desempenho profissional. É o que podemos perceber nos estudos sobre Motivação, o qual busca entender o homem e os grupos sociais a que pertencem.
  Tendo em mãos essas informações, é possível conhecer melhor seus funcionários, prever comportamentos que se contrapõem ao esperado pela empresa ou ainda possibilitar melhorias na produtividade por atender a algumas necessidades esperadas por estes.
  Atualmente, podemos perceber empresas que enriquecem as pessoas que nelas trabalham, mas existem outras que desagradam e manipulam as pessoas, sem nenhuma consciência de como isso pode ser prejudicial para sua organização e principalmente para seus funcionários, pois algumas condições podem causar enormes danos mentais nesses funcionários, acarretando em comportamento incompatíveis com o esperado pela empresa, ou até em afastamento médico.
  Portanto para o sucesso de uma organização é necessário que os gestores tenham conhecimento de que os funcionários da empresa é o resultado de suas relações sociais e estas muitas vezes irão influenciar no comportamento do indivíduo. Continuar com esse mito de que “os problemas ficam em casa” é mais do que ultrapassado é totalmente oposto ao que é visto diariamente na vida das empresas. Uma atitude mais positiva seria encarar os problemas pessoais dos funcionários como problema da Organização, (numa relação empregado x gestão), pois querendo ou não estes problemas irão atrapalhar o seu desempenho.

8 comentários:

  1. Desde que recebi o endereço de vcs por e-mail,estou sempre passando p dar uma espiada nas novidades,acho que é uma forma prática de aprender um pouco mais. Gostei

    ResponderExcluir
  2. Valeu Kátia, pelo elógio e por estar visitando nosso blogger.Sempre estaremos colocando coisas novas.Grande Abraçoo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da crítica. Gostaria de parabenizar o grupo e dizer que dos blogs que eu já acessei o que parece ter os estudantes mais completos é esse. Textos com linguagem direta e objetiva, enriquecendo o nosso conhecimento sem fadigar os acessantes. parabéns e continuem com esse comprometimento que o mercado te espera.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo elogio e que bom que causamos uma boa impressão com nosso blog. Sinal de que estamos cumprindo com nosso objetivo. Já que você gostou eu vou te fazer um pedido, por favor passe nosso blog para seus colegas e continue conosco deixando seus comentários e participando de nossas enquetes sua participação é muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Aló neon!!! seus trabalhos estão formidáveis, meus parabéns...
    Que bom saber que ainda exista alunos aplicados neste mundo, pois por incrível que pareça o que mais se ver hoje são alunos preocupados mais com os fins do que com os meios para alcançar esses fins. Querem o registro mas não se preocupam em adquirir o conhecimento para sua prática profissional.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua observação, realmente não podemos nos preocupar tanto com o que a Contabilidade pode nos proporcionar no futuro, não devemos valorizar tanto o fim, pois nesse momento de aprendizado o mais importante é o conhecimento que usaremos no futuro. Falorizar os meios é o passaporte para o éxito na vida profissional. Pois de nada adiantará um registro no CRC se na vida acadêmica você não adiquiriu uma boa base para aplicar em sua carreira. O registro é muito importante, porém o mais importante é o conhecimento. É ele que você usará no dia-a-dia. Muito obrigado por seu comentário.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua observação, realmente não podemos nos preocupar tanto com o que a Contabilidade pode nos proporcionar no futuro, não devemos valorizar tanto o fim, pois nesse momento de aprendizado o mais importante é o conhecimento que usaremos no futuro. Valorizar os meios é o passaporte para o éxito na vida profissional. Pois de nada adiantará um registro no CRC se na vida acadêmica você não adiquiriu uma boa base para aplicar em sua carreira. O registro é muito importante, porém o mais importante é o conhecimento. É ele que você usará no dia-a-dia. Muito obrigado por seu comentário.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de o ser-humano ser muito complexo, a Psicologia tem fornecido aos gestores importantes informações. Entender o homem sobre vários contextos pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma Organização, e é aí que entra a Psicologia, considerada por mim a mãe das Organizações. Considero-a mãe porque dificielmente haverá algo que sua mãe não seja capaz que lhe ajudar e a Psicologia ajuda em muito a entender a antigamente considerada "incógnita" ambulante que era o homem, mas que hoje pode ser melhor compreendida através dessa ciência maravilhosa.
    Parabéns pelo texto, muito acrescentador.

    ResponderExcluir