7 de out. de 2010

AS NOVAS TENDÊNCIAS DA CONTABILIDADE NO TERCEIRO MILÊNIO

RESUMO





O texto mostra que nos últimos 507 anos, a Contabilidade vem se desenvolvendo muito nas empresas e Faculdades, o profissional contábil do terceiro milênio precisa ter informações e conhecimento para ajudar clientes a tomar melhores decisões.
Os autores consideram que a Contabilidade Ambiental poderá combinar alternativas para a empresa retirar o que necessita da natureza sem causar seu desequilíbrio. O profissional contábil deve ajudar a sociedade na preservação do meio ambiente e o cidadão pode também observar através do Balanço Social o que a empresa tem feito. Outro aspecto que eles abordam como nova tendência é a Tecnologia da Informação, sendo de grande proveito em áreas como finanças, poupando-lhe bastante tempo, para que possa tomar decisões mais eficientes. Com a Tecnologia da Informação a Contabilidade ganha também a velocidade e a praticidade da internet, o que fará com que a sociedade tenha um acesso mais fácil a área.
Para os autores, o contador do século XXI deve ir além da apuração fiscal, devendo atender as novas necessidades empresariais, contribuindo para seu crescimento. O que pode ser notado através de várias ações, tal como, um novo currículo foi elaborado por 150 peritos para que o novo contador se torne mais dinâmico. Sendo assim, as Instituições de Ensino deverão oferecer não só o conhecimento contábil mais também o social, fazendo com que esse profissional melhore a vida das pessoas. Eles também apontam para o desafio da harmonização das normas contábeis em virtude da globalização econômica e do comércio internacional. O novo profissional deverá ser um consultor empresarial, ter um conhecimento humanístico e deixando de lado as visões antigas e voltando-se para novos cenários sócio-econômicos. O seu papel será apenas supervisionar o trabalho tirando dúvidas e dando ênfase ao lado estratégico, detendo informações precisas para o empresário. O foco não é limitar o trabalho do contador, mas sim ter um novo profissional contábil voltado às novas mudanças e que esteja sempre interligado com o mundo em diversas áreas.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS;
SILVA, Antônio e MOURA, Herval. As Novas Tendências da Contabilidade no Terceiro Milênio. Trabalho apresentado no IX Congresso de Contabilidade, Portugal: 2002. Disponível em: http://ix.congresso.iscap.ipp.pt/resumos/brasil/tendenciasactuaisda contablidade/ as novas tendencias da contabilidade no terceiro milênio.pdf